Escolas da rede pública do Maranhão participam da inclusão digital

14 jun

Com a finalidade de promover a inclusão digital, de alunos nas escolas da rede públicas de ensino do Maranhão, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Tecnologias Educacionais e dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) de São Luís e Paço do Lumiar, reuniram-se, na segunda-feira (13), para discutir a formação de professores das redes estadual e municipais, visando o uso pedagógico dos laptops educacionais (uquinhas).

A iniciativa faz parte do programa Um Computador por Aluno (UCA), do Ministério da Educação (MEC), que distribui computadores portáteis (laptops) para inclusão digital de estudantes e professores da educação básica, com vista na melhoraria do aprendizado.

Além da formação de professores, a Seduc e a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio da equipe do Núcleo de Educação a Distancia (Nead), estão discutindo o desenvolvimento do Programa UCA no Maranhão, sob os aspectos de infraestrutura das escolas, acompanhamento técnico, acesso à Internet, capacitação de professores, processo ensino-aprendizagem com a utilização das tecnologias e o lançamento do Programa no estado.

Para a supervisora de Tecnologia Educacional da Seduc, Akemi Wada, o projeto fortalece a inclusão digital no estado, com a utilização do computador como ferramenta para o processo ensino-aprendizagem. “A partir do projeto, vamos avaliar a potencialidade pedagógica da máquina em sala de aula, condições de uso, interatividade entre os alunos, segurança dos aparelhos na escola e capacitação de professores”, explicou.

Na primeira etapa do trabalho será montado um cronograma de visitas técnicas que percorrerá as escolas localizadas nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Rosário, Barreirinhas, São João do Sóter, Pinheiro, Codó e Capinzal do Norte, objetivando o acompanhamento técnico dos laptops.

No mês de julho, os multiplicadores dos NTEs serão capacitados pela universidade, para o planejamento da formação de professores, que será ofertada nas escolas contempladas com o programa.

Estão contempladas com o UCA as escolas: UI Maria José Macau ( Rosário); UI José Anacleto de Carvalho (Barreirinhas); Colégio Universitário – Colun ( São Luís); U.E. Raimundo Muniz Bayma (Codó); CE Valnice Bertoldo Lima Cordeiro (Capinzal do norte); CE Mário Martins Meireles (São Luís); UEB Mariana Pavão (São Luís); CEM Aluízio Azevedo (S. J. do Sóter); UEB Conjunto Paranã (Paço do Lumiar); e U.E.Presidente Médice (Pinheiro).

4 Respostas to “Escolas da rede pública do Maranhão participam da inclusão digital”

  1. loyane 15 de junho de 2011 às 9:56 pm #

    obriga por colocar essa materia mas cade o dinheiro q entrou na saude semana passada

    • Lilian Goveia 15 de junho de 2011 às 9:59 pm #

      Ainda não tive tempo de verificar, porque estou trabalhando em um dossiê, mas logo, logo, será postado!
      Obrigado por sua informação e continue trabalhando para que um dia vivamos em um mundo bem melhor!!

      • loyane 15 de junho de 2011 às 10:11 pm #

        na enquete votei em vc, vc ta me mostrando q é uma pessoa de fibra! Parabéns

        • Lilian Goveia 15 de junho de 2011 às 10:23 pm #

          Loyane, apesar de muitas perseguições e defamações a meu respeito, não vai fazer com q eu fuja da luta,por q essa luta não é minha é nossa. E é por pessoas como vc que eu preciso e continuarei a lutar. Por isso peço q seje uma formadora de opinião e propague a nossa iniciativa, sei q as perseguições vão ser grande mas não existe vitória sem luta e juntos vamos vencer. Obrigada de sua amiga Lilian Goveia

FAÇA SEU COMENTÁRIO

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: