Governadora assina protocolo de intenções entre Governo e Banco do Brasil

28 mar

O objetivo do protocolo é analisar projetos viáveis para o financiamento de moradias e reduzir o déficit habitacional no Maranhão*

A governadora Roseana Sarney assinou, na manhã desta sexta-feira (23), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, o protocolo de intenções entre Governo do Estado e Banco do Brasil (BB), para a análise de projetos viáveis dentro do programa Minha Casa Minha Vida, no Maranhão.

O evento contou com a presença do secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Pedro Fernandes; do superintendente estadual do Banco do Brasil, Maélcio Soares e de diretores do BB, o superintendente regional, Pio Gomes; e o gerente de Negócios, Varejo e Governo, Prênteci Veloso.

O objetivo do protocolo é analisar propostas para o financiamento de moradias populares, o que deve reduzir consideravelmente o déficit habitacional no estado. De acordo com Prênteci Veloso, o Banco do Brasil vem participando dos financiamentos do programa desde janeiro de 2012 – até então somente a Caixa Econômica Federal financiava o programa no Maranhão – e, a partir do segundo semestre, o BB também financiará imóveis rurais. Prênteci Veloso antecipou ainda que, os projetos serão essencialmente coletivos, enviados por construtoras em consonância com entes públicos.

Moradia

O superintendente estadual do Banco do Brasil, Maélcio Soares, assinalou durante o encontro que a perspectiva estabelecida pelo Ministério das Cidades é de que até 2014 no Maranhão, cerca de 53 mil unidades serão construídas por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, e o Banco do Brasil está trabalhando com 30% dessa meta, ou seja, 15 mil unidades. Em parceria com
o Governo do Estado, o banco objetiva construir de 7 a 8 mil unidades.

Maélcio Soares detalhou o funcionamento da parceria estabelecida entre governo e o BB. “O Governo do Estado vai selecionar uma área, fazer o chamamento público, e a partir daí, nós vamos definir a quantidade de habitações a serem analisadas e os equipamentos públicos que estarão no entorno desses projetos. Nós acreditamos que dentro de 2 ou 3 meses estaremos anunciando o primeiro projeto em conjunto com o Governo do Estado”, assinalou.

Minha Casa Minha Vida

O secretário Pedro Fernandes destacou a relevância do acordo para o programa Minha Casa Minha Vida no estado. “O programa já é praticado aqui no Maranhão em parceria com a Caixa Econômica com grande sucesso. Agora nós fizemos um termo de adesão também com o Banco do Brasil, e vamos atuar tanto com a Caixa quanto com o Banco do Brasil. Nós temos uma carência muito grande, e estamos reunindo o máximo de parceiros e atores pra que possamos suprimir esse déficit habitacional”, ressaltou.

Pedro Fernandes falou ainda do papel do Governo do Estado a partir da assinatura do protocolo. “Estamos distribuindo algumas áreas, vamos doar essas áreas ao FA (Fundo de Amparo), e vamos fazer o chamamento público, para ver se dentro do nosso Plano Estadual de Habitação, nós conseguimos atingir a meta a ser cumprida”, finalizou.

Anúncios

FAÇA SEU COMENTÁRIO

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: